O que você faz quando o concorrente vende mais barato?

Atualizado: 31 de Mai de 2019





“Dificilmente existirá alguma coisa nesse mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato, e as pessoas que consideram somente preço são as merecidas vítimas.” John Ruskin

A primeira coisa que você deve fazer quando um potencial cliente falar que o seu produto/serviço é mais caro que o da concorrência é concordar com ele. Isso mesmo, não discuta com ele quando o seu preço realmente for maior. Tendo essa atitude, certamente você vai desarmá-lo e deixá-lo mais aberto para a negociação. A segunda dica é não entrar em uma guerra de preços. Se o seu concorrente abaixou os preços procure descobrir como ele fez isso. Normalmente isso acontece em dois casos: ele encontrou um fornecedor mais barato que o seu ou está fazendo isso como estratégia para ganhar mercado.


Não há problema nenhum em ser mais caro que a sua concorrência, desde que o seu produto/serviço tenha um valor agregado melhor que o dela, ou seja, desde que você seja melhor que o seu concorrente. Existem várias marcas que vendem muito mais do que a concorrência delas e, ainda assim, cobram mais caro. Agora, se você entrar em uma guerra de preços, provavelmente encontrará problemas no futuro. Mantenha a calma e a paciência.


Ninguém consegue fazer milagre quando o assunto é preço.

Tenha certeza e confiança na sua qualidade. Aliás, fica aqui um grande conselho: trabalhe para que seus clientes o procurem por ser o melhor, não o mais barato! Invista na experiência do seu cliente, faça com que ele se torne especial ao negociar com você. Tenha um pós-venda excepcional, que encante aqueles que assinarem o contrato. Entenda também que há clientes que não pertencerão a você e que vão preferir o concorrente. Isso faz parte do jogo.


Como comunicador, eu não poderia deixar de dar essa última dica: faça uma boa publicidade do seu negócio. Potencialize sua qualidade! Mostre para todos que você e seu concorrente são totalmente diferentes um do outro. Lembre-se também: quanto mais valor o seu cliente entender, menos ele irá reclamar do preço.

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